quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vereador pediu investigação a eventuais crimes praticados na autarquia de Castanheira de Pera

Vereador pediu investigação a eventuais crimes
praticados na autarquia de
Castanheira de Pera




O vereador da oposição (PSD) da Câmara de Castanheira de Pêra, Pedro Graça, confirmou hoje à agência Lusa ter solicitado ao Ministério Público (MP) a investigação de casos que lhe “levantaram dúvidas” relativas ao exercício autárquico.

“O pedido de investigação foi feito a partir de situações de que eu, enquanto vereador, me apercebi e que entendo que devem ser esclarecidas”, frisou, acrescentando que englobam decisões tomadas no âmbito da empresa municipal que gere a Praia das Rocas, a Prazilândia.
Pedro Graça escusou-se a falar sobre o processo, alegando que “se encontra em segredo de justiça” e que “agora está tudo nas mãos do MP”.
Na sua edição de hoje, o jornal Público noticia que o MP está a investigar a prática de crimes, como abuso de poderes, administração danosa e falsificação de documentos na Câmara de Castanheira de Pera.
O jornal refere que a participação ao MP foi entregue no Tribunal de Figueiró dos Vinhos e está a ser analisada desde julho no Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra.
Em causa estarão decisões nas quais terão participado o presidente da autarquia, os vereadores Ana Paula Neves e Arnaldo Santos, bem como uma jurista camarária e dois administradores da Prazilândia.
Contactado hoje pela Lusa, o presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes (PS), desejou que “a Justiça seja célere e que a investigação revele toda a verdade sobre o caso” já que, assegurou, está “de consciência tranquila”.
O vereador Pedro Graça, sublinhou, “tem toda a legitimidade para apresentar queixas no MP, mas não tem o direito de achincalhar os nomes das pessoas na praça pública. Isto não só tem a ver com as eleições autárquicas, que se aproximam, mas também com vinganças pessoais de pessoas que o rodeiam”.
Fernando Lopes disse ainda que “em política não vale tudo” e assegurou não ter recebido qualquer notificação sobre este assunto.
Pedro Graça, por seu lado, assegurou que a sua iniciativa “nada tem a ver com as eleições”, nem tão pouco com as pessoas que o rodeiam. “Isso são desculpas” do presidente, respondeu.
A polémica à volta da empresa municipal já data do início de 2011, com a demissão do administrador da Prazilândia, António Bebiano Carreira, após ter sido confrontado com a ausência de vários documentos de suporte de despesas.
Em maio de 2012, o presidente da Câmara confirmou à Lusa que o administrador da Prazilândia foi acusado pelo MP do desvio de 29 mil euros, quase um ano depois de a Câmara ter solicitado a investigação do caso.

http://noticiasdocentro.wordpress.com/2012/07/26/vereador-pediu-investigacao-a-eventuais-crimes-praticados-na-autarquia-de-castanheira-de-pera/

Filipe Lopo

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.