quarta-feira, 30 de março de 2011

Presidente da Câmara dá explicações à Assembleia Municipal sobre alegado desvio de verbas da Prazilândia

Presidente da Câmara dá explicações à Assembleia Municipal sobre alegado desvio de verbas da Prazilândia

O presidente da  Câmara de Castanheira de Pera explicou ontem à tarde aos membros da Assembleia Municipal o que está a ser feito na sequência do alegado desvio de verbas na empresa Prazilância, detida pela autarquia.
“Ouvimos as informações do senhor presidente e tomámos conhecimento das ‘démarches’ que estão a ser feitas”, disse à agência Lusa a presidente da Assembleia Municipal de Castanheira de Pera, Maria da Conceição Soares.
Maria da Conceição Soares esclareceu que na sessão, extraordinária, o edil referiu a auditoria à empresa municipal Prazilândia e a investigação solicitada ao Ministério Público, não tendo sido tomada qualquer deliberação.
A presidente da Assembleia acrescentou que não foi transmitido aos membros o valor do suposto desvio – que “está a ser apurado” – nem foi revelada uma data para a conclusão da auditoria à Prazilândia.
No passado dia 14, a Câmara, de maioria PS, pediu ao Ministério Público para investigar o suposto “desvio de dinheiro para fins próprios” por parte de um administrador da empresa municipal.
Em declarações à agência Lusa nessa semana, o presidente da autarquia, Fernando Lopes, referiu que a deliberação foi tomada depois de ter sido informada, nesse mesmo dia, pela empresa municipal Prazilândia, da demissão de um seu administrador.
Segundo o autarca, o administrador, António Bebiano Carreira, que era, também, director do jornal O Castanheirense, propriedade do município, “demitiu-se do cargo quando foi confrontado com a ausência de documentos de suporte de despesa”.
“Ele assumiu as culpas e demitiu-se”, adiantou Fernando Lopes, assinalando que o município optou por não abrir nenhum inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu o alegado desvio de verbas, de “alguns milhares de euros”, mas remeter essa matéria para as instâncias próprias, neste caso o Ministério Público.
Deliberou, contudo, “realizar uma auditoria à empresa municipal desde a sua fundação”, em 2003, ano em que António Bebiano Carreira entrou para o Conselho de Administração, revelou o presidente da Câmara de Castanheira de Pera.
A empresa municipal Prazilândia gere o Parque Azul, que inclui a praia das Rocas, os museus Casa do Tempo e do Lagar do Poço Corga, e edita o jornal O Castanheirense.

filipelopo@sapo.pt

1 comentário:

  1. Como diz o provérbio: Todos os pássaros comem trigo, só o pardal é que é o culpado!

    Rouba muito que de resto,
    Terás um bom advogado
    Que prova que és mais honesto
    Que propriamente o roubado.

    Enfim... as formigas nunca andam por celeiros vazios!

    ResponderEliminar

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.