sábado, 8 de janeiro de 2011

75 ANOS DE HISTÓRIA - SPORT CASTANHEIRA DE PERA E BENFICA

HISTÓRIA DO SPORT CASTANHEIRA DE PERA E BENFICA CONTADA EM IMAGENS E OBJECTOS EXPOSTOS


Abriu esta manhã ao público, a exposição patente na Casa do Tempo com o titulo "Sport Castanheira de Pera e Benfica  - 75 Anos de História"
Na sala de exposições temporárias da Casa do Tempo podem ver-se vários troféus, equipamentos e fotos que fazem parte do património deste Clube que mantém vivo o desporto que ainda se pratica em Castanheira de Pera, apesar das adversidades por que tem passado.
Um pequeno resumo da História deste Clube, é-nos contada no desdobável exposto na exposição:
- "Foi esta colectividade desportiva que inicialmente se denominou "Centro Recreativo a Mocidade" fundada em 3 de Setembro de 1935.
Nascida da vontade de um punhado de jovens castanheirenses, esta agremiação designando-se ainda por Centro recreativo a Mocidade inaugurou o seu campo de jogos em 1934, a que foi dado o nome do "Dr. José Fernandes Carvalho". Foi electrificado totalmente após o 25 de Abril.
Mercê de grandes dedicações, tem esta colectividade conseguido para a sua terra momentos inesqueciveis de desporto e recreio.
Em 1958 organizou a Taça Amizade de Futebol participada pelo Sport, Figueiró, Cernache do Bonjardim, Pedrógão Grande e Sertã, primeira iniciativa do género na região.
No ano de 1961 concorreu pela primeira vez a provas oficiais da Associação de Futebol de Leiria, com a sua equipa de júniores.
Em 1963, disputou o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, tendo alcançado uma honrosa classificação. 
Na época de 1987/1988 foi Vice-Campeão da Distrital da 2ª Divisão, sendo o Campeão da zona norte e ascendendo à 1ª Divisão de Leiria". 

(As fotos são do nosso arquivo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.