sábado, 8 de janeiro de 2011

CANTAR OS REIS

CANTAR OS REIS
O cantar dos reis é uma antiga tradição celebrada no dia de Reis. Grupos chamados de "reiseiros", agrupavam-se conforme a categoria profissional para as celebrações: Viam-se troupes dos caixeiros, de limpadores de chaminés, de feirantes, de instrumentistas, de doutores, de moradores, e até de estrangeiros qe invocavam os reis Magos. Durante a noite do dia 6 de Janeiro estes grupos percorriam as ruas da cidade dançando e tocando em procissões e cantavam às portas das casas.
Em 1882, pelos Reis, há noticia de que "nas ruas da cidade arruavam zabumbas, ferrinhos e as gaita-de foles anazaladas, exclusivas dos carrejões galegos".Este dia, 06 de Janeiro; seria aquele em que, segundo a tradição cristã; o Menino Jesus recebera a visita dos Três Reis Magos.
A tradição surgida no século VIII converteu  em santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos-cristãos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantar_dos_Reis)
O Cantar dos Reis é ainda procedido em Portugal pelas "Janeiras", cujo significado é práticamente o mesmo.
Em Castanheira de Pera, era hábito ver-se grandes grupos cantar os Reis, indo de porta em porta.
Este ano, possivelmente devido ao mau tempo que se vem sentindo ou á motivação dos grupos, apenas tivemos de dois deles: - A CERCICAPER que durante a quinta feira feira passada, dia 06 de Janeiro; fez uma rápida aparição apesar do mau tempo, e ao grupo de jovens e catequistas, que esta manhã se deslocou pela vila de Castanheira de Pera a cantar os Reis.

Foi uma lufada de ar fresco e a esperança de que algumas das 'nossas' tradições não venham a cair no esquecimento.
Parabéns ao grupo.

filipelopo@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.