domingo, 2 de janeiro de 2011

FELIZ ANO DE 2011

No inicio do Ano de 2011, apesar das 'profecias' de um ano pessimista, de grande crise económica e finaceira, possivelmente até politica; com a manhã do dia 01 de Janeiro cinzenta após uma noite em que a chuva foi caindo, fica o desejo que todos, sem excepção, saibam unir esforços para que os 'profectas da desgraça' não vejam concretizadas as suas previsões.
Castanheira de Pera é um dos muitos concelhos em dificuldade financeira.
Avezinha-se também, segundo alguns; um ano de dificuldades.
Tal como a foto que fizemos no primeiro dia do ano, cinzenta e práticamente sem 'vida', os Castanheirenses veem desta forma o seu Concelho.
No entanto, foi em conversa com alguns amigos frente ao madeiro quase apagado, apenas com uma réstia de fumo a sair entre a lenha colocada, que ficámos a saber que há gente com vontade de mostrar que 'Onde Há Vida, Há Esperança' e prontos a dar as mãos por uma causa comum: - Castanheira de Pera.
E isto nada tem a ver com a politica 'deste ou daquele partido'. Não. Quem estava em amena cavaqueira era gente dos diversos partidos politicos de Castanheira de Pera.
Sei que parece utópico.
Um sonho onde a realidade é bem diferente.
Mas... e se tentassem? E se todos sem excepção, politicos no poder e na oposição; tivessem os seus pelouros defenidos e trabalhassem pela mesma causa sem olhar a politicas e politiquices, como é hábito neste pequeno Concelho?
Castanheira de Pera tem tudo para ser um concelho feliz e alegre.
Tem paisagens com uma beleza inagualável. A serra que a rodeia, a flora e a fauna que dela fazem parte, aliadas ás gentes que habitam nas povoações que formam Castanheira de Pera; tem sido uma mais valia para que grupos visitem este concelho e regressem, não uma, nem duas, mas muitas e muitas vezes.
Tem uma ribeira em que nas suas águas, agora sem poluição; vive um infindável numero de animais. Uma ribeira cujos recursos podem ser utilizados de diversas formas.
As nossas gentes, verdadeiro 'museu vivo' de uma história rica em contos e personagens ... ...
Tudo isto para vos dizer que Castanheira de Pera não desiste, mas há quem desista.
Pela nossa parte não desistimos.
A todos uma grande, excelente, feliz ano de 2011.

(filipelopo@sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.