segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PRIMEIRO ECLIPSE DO ANO DE 2011

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa - Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o primeiro Eclipse Solar de 2011 ocorre na próxima terça-feira de manhã, quando a Lua passa no nodo ascendente em Sagitário. Será visível a partir de Portugal, numa boa parte da Europa, do Norte de África, do Médio Oriente, e da Ásia Ocidental.

Em Portugal o Sol nasce com o eclipse a decorrer. Às 7h 57m, em Lisboa, atinge o máximo (menos de 50% da superfície encoberta) e deixará de ser visível às 8h 54m.

Na Madeira, a visibilidade do eclipse será breve, entre as 8h 10m (quando o Sol nasce), e as 8h 29m, quando termina o eclipse.

Infelizmente, não será visível na Região Autónoma dos Açores.

Em Lisboa, o Sol nasce, no dia 4, às 7h 55m e a Lua nasce às 7h 54m.

Eclipse parcial do Sol é um fenómeno astronómico, em que somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar. Isto sucede quando a Lua, em fase de Lua Nova, passa nos seus nodos ou na proximidade destes.
filipelopo@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.