segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Falta de dinheiro suspende criação de parque empresarial para Norte do distrito


Os municípios de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no Norte do distrito de Leiria, anunciaram a suspensão do projecto de criação de um parque empresarial comum por falta de verbas.
“O projecto encontra-se suspenso por falta de dinheiro”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, João Marques (PSD), apontando a inexistência de apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
João Marques sublinhou a incapacidade financeira dos três municípios para avançarem com fundos próprios para o investimento, estimado em cinco milhões de euros.
“A actual conjuntura é-nos absolutamente desfavorável”, assegurou o autarca, adiantando que o seu município sofreu um corte de verbas de cinco por cento do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) II, a que acresce o mesmo valor no Orçamento do Estado.
“Somos afectados de duas formas: sofremos um corte de verbas e, depois, não temos como assegurar a contrapartida nacional em projectos candidatados ao QREN”, salientou.
Criticando o “corte cego” que atinge todos os municípios de igual forma, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande classificou a situação como “injusta” para os municípios do Interior, que “não têm receitas próprias”. As verbas do QREN “vão para os municípios ricos”, acusou.
João Marques manifestou ainda a esperança de que o projecto de criação do parque empresarial “possa ser apoiado num futuro próximo”, se houver “alguma reprogramação” dos fundos comunitários.
“Só há uma forma de combater a desertificação: é a criação de emprego, para os que cá estão fiquem e os que foram embora regressem”, declarou.
O presidente da autarquia de Castanheira de Pêra, Fernando Lopes (PS), também lamentou que a concretização do parque empresarial dos três concelhos, anunciada para este ano, não esteja em curso.
“Este deveria ser um projecto não só apoiado, como incentivado e potenciado”, afirmou Fernando Lopes, destacando a parceria dos municípios para criar uma infraestrutura que “poderia constituir uma mais valia para o Pinhal Interior Norte”.
O parque empresarial intermunicipal está projectado para uma zona que delimita os três concelhos, junto ao Itinerário Complementar 8 (IC8).

filipelopo@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue "EXPRESSO DE CASTANHEIRA" tem como finalidade noticiar o que se vai passando pela região, com especial relevância para o Concelho de Castanheira de Pera, dentro do que for possivel.
Apenas os comentários devidamente identificados serão autorizados.
Não serão publicados comentários anónimos, com conteudo ofensivo ou que visem outro blogue.